A unit Graph é uma unidade de recursos presente na maioria dos compiladores Pascal (Free Pascal...). Neste post estarei mostrando os seus recursos e como usá-los.
Primeiramente, antes de mais nada, é necessário declarar a uses Graph.
uses
Graph;
Aqui vou mostrar os principais recursos dessa unit, e um dos mais interessantes e mais usados quando ela é importada, é a manipulação de cores da aplicação.
A primeira coisa a se fazer quando vamos trabalhar com gráficos, é inicializá-los. Para isso, devemos declarar duas variáveis inteiras, uma para o driver e outra para o tipo de gráfico.
var DriverGrafico, TipoGrafico: integer;
O próximo passo é detectá-lo e inicializar o pacote de gráficos.
begin
DriverGrafico := Detect;
TipoGrafico := 0;
InitGraph(DriverGrafico, TipoGrafico, ' ');
O último parâmetro refere-se a localização da biblioteca gráfica. Use ' ' para a localização padrão.
Rectangle
Essa função é muito simples, e permite desenhar a forma de um retângulo dentro da aplicação.
Ela é composta por 4 argumentos. Rectangle(X1, Y1, X2, Y2);
Basta atribuir os quatro pontos do retângulo para desenhá-lo.
Rectangle(130, 200, 200, 130);
Circle
Permite o desenho de um círculo na aplicação. Sintaxe: Circle (X, Y, Tamanho);
Circle(30, 30, 30);
Dica:
Adicione um contador While fazendo com que o círculo seja desenhado um após o outro. Desta maneira:
while i < 1000 do
begin
Circle(i, i, 30); // X=i Y=i
Delay(100); // Espera 100 milisegundos
i := i + 10; // Acrescenta 10 para i
end;
Resultado:
Escrevendo textos
Para escrevermos textos utilizando a unit Graph, temos duas opções. OutText e OutTextXY.
A primeira (OutText) escreve o texto em ordem crescente (da esquerda para a direita).
OutText('PROGRAMADOR ONLINE');
Podemos definir as coordenadas do texto em X e Y, usando OutTextXY.
OutTextXY(50, 50, 'PROGRAMADOR ONLINE');
Podemos alterar a cor e o estilo da fonte com SetColor e SetTextStyle respectivamente.
SetColor(Yellow); // amarelo
SetTextStyle(SansSerifFont, HorizDir, 5);
OutTextXY(300, 10, 'PROGRAMADOR ONLINE');
A função SetTextStyle possui três parâmetros. O nome da fonte, a orientação (Vertical/Horizontal) do texto, e o tamanho.
Exitem vários comandos na unit Grahp é interessante que você mesmo explore-os. Aqui vai uma lista de alguns deles, além dos exemplos acima:
MoveTo(X, Y) -> Move o ponteiro para a coordenada indicada.
PutPixel(X, Y, Cor) -> Marca um pixel na orientação indicada
Line(X, Y) -> Desenha uma linha em X e Y
LineTo(X1, Y1, X2, Y2) -> Desenha uma linha nos pontos indicados
Arc(X, Y, A, B, Dimensão) -> Desenha um arco em X, Y, com ângulo A e B com a dimensão.
ClearViewPort -> Apaga a tela.
...
Esses são alguns dos comandos. Espero que o tutorial possa ter ajudado. Abraço, bons estudos e até a próxima!!!
Primeiramente, antes de mais nada, é necessário declarar a uses Graph.
uses
Graph;
Aqui vou mostrar os principais recursos dessa unit, e um dos mais interessantes e mais usados quando ela é importada, é a manipulação de cores da aplicação.
A primeira coisa a se fazer quando vamos trabalhar com gráficos, é inicializá-los. Para isso, devemos declarar duas variáveis inteiras, uma para o driver e outra para o tipo de gráfico.
var DriverGrafico, TipoGrafico: integer;
O próximo passo é detectá-lo e inicializar o pacote de gráficos.
begin
DriverGrafico := Detect;
TipoGrafico := 0;
InitGraph(DriverGrafico, TipoGrafico, ' ');
O último parâmetro refere-se a localização da biblioteca gráfica. Use ' ' para a localização padrão.
Rectangle
Essa função é muito simples, e permite desenhar a forma de um retângulo dentro da aplicação.
Ela é composta por 4 argumentos. Rectangle(X1, Y1, X2, Y2);
Basta atribuir os quatro pontos do retângulo para desenhá-lo.
Rectangle(130, 200, 200, 130);
Permite o desenho de um círculo na aplicação. Sintaxe: Circle (X, Y, Tamanho);
Circle(30, 30, 30);
Dica:
Adicione um contador While fazendo com que o círculo seja desenhado um após o outro. Desta maneira:
while i < 1000 do
begin
Circle(i, i, 30); // X=i Y=i
Delay(100); // Espera 100 milisegundos
i := i + 10; // Acrescenta 10 para i
end;
Resultado:
Escrevendo textos
Para escrevermos textos utilizando a unit Graph, temos duas opções. OutText e OutTextXY.
A primeira (OutText) escreve o texto em ordem crescente (da esquerda para a direita).
OutText('PROGRAMADOR ONLINE');
Podemos definir as coordenadas do texto em X e Y, usando OutTextXY.
OutTextXY(50, 50, 'PROGRAMADOR ONLINE');
Podemos alterar a cor e o estilo da fonte com SetColor e SetTextStyle respectivamente.
SetColor(Yellow); // amarelo
SetTextStyle(SansSerifFont, HorizDir, 5);
OutTextXY(300, 10, 'PROGRAMADOR ONLINE');
A função SetTextStyle possui três parâmetros. O nome da fonte, a orientação (Vertical/Horizontal) do texto, e o tamanho.
Exitem vários comandos na unit Grahp é interessante que você mesmo explore-os. Aqui vai uma lista de alguns deles, além dos exemplos acima:
MoveTo(X, Y) -> Move o ponteiro para a coordenada indicada.
PutPixel(X, Y, Cor) -> Marca um pixel na orientação indicada
Line(X, Y) -> Desenha uma linha em X e Y
LineTo(X1, Y1, X2, Y2) -> Desenha uma linha nos pontos indicados
Arc(X, Y, A, B, Dimensão) -> Desenha um arco em X, Y, com ângulo A e B com a dimensão.
ClearViewPort -> Apaga a tela.
...
Esses são alguns dos comandos. Espero que o tutorial possa ter ajudado. Abraço, bons estudos e até a próxima!!!
ATÉ UMA CRIANÇA SUPERDOTADA PODE APRENDER TRANQUILAMENTE!!!
ResponderExcluirSó que não, isto aí é muito mais complexo do que você pensa!
ExcluirConcordo!
Excluir