sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A unit Graph é uma unidade de recursos presente na maioria dos compiladores Pascal (Free Pascal...). Neste post estarei mostrando os seus recursos e como usá-los.
Primeiramente, antes de mais nada, é necessário declarar a uses Graph.

uses
   Graph;

Aqui vou mostrar os principais recursos dessa unit, e um dos mais interessantes e mais usados quando ela é importada, é a manipulação de cores da aplicação.


A primeira coisa a se fazer quando vamos trabalhar com gráficos, é inicializá-los. Para isso, devemos declarar duas variáveis inteiras, uma para o driver e outra para o tipo de gráfico.

var DriverGrafico, TipoGrafico: integer;

O próximo passo é detectá-lo e inicializar o pacote de gráficos.

begin
DriverGrafico := Detect;
TipoGrafico := 0;

InitGraph(DriverGrafico, TipoGrafico, ' ');

O último parâmetro refere-se a localização da biblioteca gráfica. Use ' ' para a localização padrão.


Rectangle

Essa função é muito simples, e permite desenhar a forma de um retângulo dentro da aplicação.
Ela é composta por 4 argumentos. Rectangle(X1, Y1, X2, Y2);
Basta atribuir os quatro pontos do retângulo para desenhá-lo.

Rectangle(130, 200, 200, 130);




Circle

Permite o desenho de um círculo na aplicação. Sintaxe: Circle (X, Y, Tamanho);

Circle(30, 30, 30);




Dica:

Adicione um contador While fazendo com que o círculo seja desenhado um após o outro. Desta maneira:

while i < 1000 do
begin
    Circle(i, i, 30);    // X=i Y=i
    Delay(100);          // Espera 100 milisegundos
    i := i + 10;         // Acrescenta 10 para i
end;

Resultado:



Escrevendo textos

Para escrevermos textos utilizando a unit Graph, temos duas opções. OutText e OutTextXY.
A primeira (OutText) escreve o texto em ordem crescente (da esquerda para a direita).



OutText('PROGRAMADOR ONLINE');

Podemos definir as coordenadas do texto em X e Y, usando OutTextXY.

OutTextXY(50, 50, 'PROGRAMADOR ONLINE');


Podemos alterar a cor e o estilo da fonte com SetColor e SetTextStyle respectivamente.

SetColor(Yellow);    // amarelo
SetTextStyle(SansSerifFont, HorizDir, 5);
OutTextXY(300, 10'PROGRAMADOR ONLINE');



A função SetTextStyle possui três parâmetros. O nome da fonte, a orientação (Vertical/Horizontal) do texto, e o tamanho.

Exitem vários comandos na unit Grahp é interessante que você mesmo explore-os. Aqui vai uma lista de alguns deles, além dos exemplos acima:

MoveTo(X, Y)   -> Move o ponteiro para a coordenada indicada.
PutPixel(X, Y, Cor)   -> Marca um pixel na orientação indicada
Line(X, Y)   -> Desenha uma linha em X e Y
LineTo(X1, Y1, X2, Y2)   -> Desenha uma linha nos pontos indicados
Arc(X, Y, A, B, Dimensão)   -> Desenha um arco em X, Y, com ângulo A e B com a dimensão.
ClearViewPort   -> Apaga a tela.
...

Esses são alguns dos comandos. Espero que o tutorial possa ter ajudado. Abraço, bons estudos e até a próxima!!!

3 comentários:

  1. Anônimo17.7.14

    ATÉ UMA CRIANÇA SUPERDOTADA PODE APRENDER TRANQUILAMENTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo24.4.16

      Só que não, isto aí é muito mais complexo do que você pensa!

      Excluir
    2. Anônimo20.9.16

      Concordo!

      Excluir